blog

O Sistema Eneagrama e a Lei de 7 para Continuidade, Mudança e Transformação

6 de junho de 2019


O Sistema Eneagrama e a Lei de 7 para Continuidade, Mudança e Transformação

eneagrama

 

Você já sabe que o Eneagrama é um meio profundo e especial de compreensão de si e do seu proposito. Para compreender algo você precisa fazer uma relação entre o saber que tem ou que adquire, com algo mais vasto que faça sentido para você no lógico, emocional, prático ou até espiritual.

Por exemplo: No primeiro dia de formação de Eneagrama digo para os participantes: “O ser humano tem três cérebros e uma única mente. Quem nunca ouviu falar do tema, seja através da Neurociência, ou estudos comportamentais diversos, fica “suspenso” observando com muita atenção as falas seguintes para então ter o “click” de compreensão.

Ter o conhecimento de que você tem 3 cérebros não lhe diz absolutamente nada. Mas, quando eu explico que um deles é o nosso cérebro mais arcaico que existe há milhões de anos, que é o cérebro diretamente conectado com a nossa espinha dorsal e comanda nossos movimentos sem que precisemos prestar atenção, responsável pelos nossos funcionamentos mais primitivos para sobreviver: vigiar predadores, caçar, procriar, atenção alerta, fugir ou atacar, entre muitos outros, daí então, começa a fazer sentido. Mas, quando eu sugiro: “Imagine que você está chegando agora, na sua mesa e de longe você vê uma sombra na sua sala, na sua mesa de trabalho, de relance você percebe que a pessoa está próxima do seu computador e a agenda está bem ali com algumas reuniões sigilosas que foram marcadas”. As pessoas tem um choque! Este choque é o corpo ficando alerta para você se defender.

Nós gaúchos dizemos: “Bahhhhhhh agora entendi! É isto aí mesmo! Agora faz todo sentido. Compreendi”!

Como o Eneagrama é um símbolo ele revela muitos e muitos conteúdos com suas correlações e dinâmicas de uma forma muito orgânica, muito dinâmica como a própria vida e os seres humanos.

Existem Leis, Princípios que formam o Eneagrama – o mais evidente é o círculo, mas ainda tem um triângulo no meio e uma héxade que são os traços internos exceto os traços que formam o triângulo.

eneagrama

eneagrama

 

A héxade:

eneagrama

eneagrama

 

Héxade vem de 6! Então sempre me perguntei porque lei de 7?! Olha que perfeito: Na vida há sempre espaço para o mistério, o desconhecido, como tudo está interligado, um dia retorna para nós algo muito bom ou algo ruim para que compreendamos lições valiosas em nosso processo evolutivo.

A vida não pode ser totalmente planejada, tem que ser vivenciada e sentida. As coisas acontecem como são possíveis que aconteçam, como reflexo de tudo que está interligado. O importante é aprender com os ensinamentos da vida, seguindo uma direção escolhida e que tenha significado.

Para viver fazemos movimentos, nunca foi e provavelmente nunca a vida será parada. Esses movimentos contínuos e descontínuos da vida estão presentes na Lei do Sete, representada pela héxade (figura geométrica), que é a lei da transformação contínua.

Segundo Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Como nos movimentos da vida, interligados, tudo que se faz para o mundo pode retornar.  As vibrações da natureza não se desenvolvem uniformemente. A ação ideal, caso não se desviasse de seu objetivo, seria uma reta orientada.

Há sempre um desvio quando a ação busca mecanicamente atingir uma meta. Toda ação em uma determinada direção, se deixada a si mesma, desvia-se após o terceiro desvio e toma a direção oposta à inicial.

Essa é a lei que obriga os sistemas a interagirem uns com os outros.

Sem as correções adequadas, se anda em círculos, repetindo as mesmas tentativas e os mesmos erros, aprisionados no tempo em ciclos que ficam se repetindo e geralmente alternando fases ruins, neutras e pouco melhores, até piorarem de novo. Mas, sem ampliação e evolução de consciência.

Por exemplo: Você precisa cuidar mais da sua saúde, do seu corpo, para ter mais energia, mais potência, mais força, esta é a meta. Daí você vai escolher um meio: nutricionista, atividade, corte de hábitos ruins, melhorar o sono, muito pode ser feito na mesma direção de sua meta. Você começa por se matricular na academia, mas se não tiver força de vontade consciente todos os dias… Será mais um aluno sem resultado.

Logo aparecerão dificuldades de sustentar esse “impulso inicial”, mesmo que ele seja positivo para a vida e para o mundo, porque há sempre um desvio quando a ação busca mecanicamente atingir uma meta. E logo ela estará em círculos sem sair do lugar, ou seja, não atingirá o resultado.

No entanto, se, de forma consciente, ou seja, não mecânica, a pessoa perceber seus movimentos, poderá interferir nesse ciclo, começando um outro ciclo que a leve a atingir seus objetivos. Todo processo tem um início, portanto, se ela souber o que será transformado e fazer o exercício da vontade, poderá concluir a função necessária, sempre com movimentos conscientes.

Não adianta ter esforço e não manter a constância, entendendo que a vida não é uma linha reta, tem desvios, oscilações, o importante é persistir na direção da meta para conseguir evoluir.

Matematicamente, a héxade se caracteriza por esta sequência 1-4-2-8-5-7 e resulta da divisão dos seis primeiros números inteiros por sete.

1/7 = 0,142857…

2/7 = 0,285714…

Intervalo 3

3/7 = 0,428571…

4/7 = 0,571428…

Intervalo 6

5/7 = 0,714285…

6/7 = 0,857142…

Esta já é uma dízima composta, não termina, tem uma continuidade descontínua: 1/7 = 0,142857142857142142857…

Onde não aparecem múltiplos de 3 (3,6 e 9) nem zero.

A natureza recursiva desse padrão fica clara quando o bloco com 142857 se repete infinitamente como dízima periódica. Ao somar de volta 7 vezes, essa dízima terá 0,999999…, significando a tensão da incomplementação.

A Lei de Sete segue a mesma sequência, chamada linha de periodicidade. Por isso, a héxade é orientada e comporta setas ou direções.

O Eneagrama que é um símbolo vivo e dinâmico ajuda a percepção psicológica de que os comportamentos estão baseados em estratégias de defesa que foram muito importantes para o desenvolvimento egoico. Pois fizeram o indivíduo se estabelecer mentalmente, emocionalmente e fisicamente, entretanto, qualquer pessoa pode ir muito além num processo contínuo de evolução e ampliação de sua consciência, sua forma de perceber-se, aos outros e ao sistema em que se situa.

Existe um processo de abandonar esses extremos opostos (Essência e Personalidade), essas dualidades, mesmo entendendo que tudo que se viveu foi importante para ser o que se é.

A partir desse ponto, se pode dizer que se é diferente, mas se preserva a mesma essência. Virtudes e ideias que toda humanidade compartilha.

DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO: GATILHOS MENTAIS

Segundo a neurociência, existem alguns gatilhos mentais contidos na programação de todo ser humano, que atrapalham o processo de desenvolvimento da personalidade. São eles:

RECOMPENSA IMEDIATA

Todos os seres humanos buscam recompensas imediatas em detrimento de benefícios em longo prazo. As pessoas precisam sentir que, com alguma ação, estão chegando perto do resultado que desejam.

Dificuldades: saber quais recompensas imediatas seu padrão de personalidade deseja. Conseguir medir as consequências em médio e longo prazos. Voltar para o presente e fazer uma escolha consciente, mais inteligente, em prol de seu crescimento sustentável.

 

MOTIVAÇÃO REATIVA

Apesar de qualquer pessoa se acreditar racional e consciente nas próprias decisões, em média 85% a 95% das decisões são inconscientes, ou seja, elas são tomadas como reação a algum gatilho.

Segundo Dan Aryely – professor de psicologia de Harvard e autor do Livro Previsivelmente Irracional: “Geralmente pensamos que estamos sentados no banco do motorista, com controle total sobre as decisões que tomamos e sobre o rumo que nossa vida leva; mas infelizmente esta percepção tem mais a ver com os nossos desejos, com a forma como queremos ver a nós mesmos, do que com a realidade.”

Você, com certeza, já deve ter experimentado vivenciar processos motivacionais que o ajudam a entrar em contato com uma maior força interna, através de estímulos externos, mas que, em contrapartida, não se mantém ou renovam pelo mesmo motivo que funcionam por pouco tempo: partem de fora para dentro.

Ainda não existe uma concepção universalmente aceita sobre esse tema, mas há uma concordância apontando três combinações de importantes variáveis que impactam diretamente na motivação. São elas:

 

A – Determinantes ambientais

Envolve o indivíduo, terreno onde pisa.

 

B – Forças internas (dentro)

Necessidade, desejo, emoção, impulso, instinto, vontade, propósito, interesse, etc.

 

C – Incentivo

Alvo ou objeto que atrai ou repele o indivíduo.

 

Pode parecer que é só de fora, mas é de dentro também, porque depende do indivíduo o que o atrai ou o repele. As pessoas são diferentes, funcionam de formas diferentes. Portanto, o que atrai você não necessariamente atrai o outro.

Dificuldades: saber quais seus motivos para agir e conseguir separar aquilo de que precisa daquilo que o ambiente lhe proporciona, para não deixar-se afetar caso os estímulos que receba não sejam expressados como seria ideal pelo seu perfil. Entender de forma mais ampla o conceito motivacional. Envolve fatores internos, ambiente, clima, recompensas. Motivação é material, mas é mais imaterial, uma vez que ela é reativa; e o fato de não tratar as pessoas como elas consideram, gera desmotivação.

 

DOR/PERDA MAIS SENTIDA

Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de economia, descobriu em seus estudos científicos que os seres humanos são mais de 2x mais motivados pela dor do que pelo prazer.

Significa que as pessoas têm mais do que o dobro de motivação para evitar perder 100 reais do que para ganhar 100 reais. A perda é quase três vezes mais motivadora do que o ganho e o medo é quase 3x mais forte do que o desejo.

Por isso, o ser humano tem mais medo de errar do que vontade de acertar, reforçado pela cultura punitiva.

Dificuldades: desidentificar-se dos instintos de sobrevivência. Qualquer pessoa que tenha vontade de mudar precisa avaliar a perda, os seus medos e a dor que tem no memento.

 

DILEMA DA TRANSFORMAÇÃO

Toda pessoa tem motivos para mudar e para permanecer igual. Se somar os gatilhos anteriores, as pessoas tem mais motivo para permanecerem iguais ou até piorarem se permanecerem sem autoconsciência. 

O QUE PODE ATRAPALHAR O TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO SEGUNDO OS PADRÕES BÁSICOS DE COMPORTAMENTO

Tipo Necessidade Medo Problemas Excesso Desejo
9 Estar em harmonia Perder a união com os outros. Teimosia/negligência
6 Ter estabilidade/segurança Não contar com apoio e orientação Apego a pessoas confiáveis e convicções
3 Ter valor Ser desprezível, de não ter reconhecido seu valor Busca de sucesso, viciado em desafios
1 Ter integridade/dignidade Ser mau, corrupto, falho Perfeccionismo e críticas
4 Identidade original Não ter importância singular ou perder identidade Individualismo, Autocomplacência
2 Ser amado, apreciado Não merecer ser amado, valorizado, querido Fazer-se necessário
8 Proteger-se, ser respeitado Ser machucado ou controlado pelos outros, ser fraco e depender dos outros Confrontos constantes
5 Ser autossuficiente Ser inútil, incapaz, incompetente Especializações técnicas, aprofundamentos desnecessários
7  Estar satisfeito e alegre Sofrer dor ou privação de satisfação Escapismo frenético

 

Personalidade Essência
Afirmação excessiva do “eu”.

 

Maior abertura e ligação com a vida, os outros e o sistema. Aproveita o melhor da personalidade.

FAÇA MUDANÇAS CONSISTENTES COM A AJUDA DAS DICAS ABAIXO:

  1. Liste um problema que mais esteja incomodando você:
  2. Pense numa solução possível com os recursos que você já tem:
  3. Transforme essa solução em uma ação que você possa realizar:
  4. Defina Como exatamente você vai fazer:
  5. Se programe e faça! Adicione algo prazeroso para lhe ajudar.
  6. Ao final se parabenize! Fique feliz com o seu progresso e use esse reforço motivacional para continuar e continuar e continuar. Quando você perceber sua evolução, não vai mais conseguir parar. Vai ter problemas, mas não vai mais conseguir desistir, pois algo bom dentro de você que deseja seu bem cresceu. Você cresceu! Agora é um gigante! Boas lonjuras! Seja quem nasceu para ser!

 Inscreva-se em nosso Canal no Youtube clicando abaixo

 

 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
200
wpDiscuz
X