blog

Eneagrama – 9 Dicas de Presença

5 de fevereiro de 2018


Manter a atenção no AQUI E AGORA, tem sido um foco constante de esforços e mesmo assim, continua um dos maiores desafios que existem. O Sistema Eneagrama, um modelo do comportamento humano em sua amplitude, profundidade e dinâmica, nesse caso, é bastante útil ao revelar os processos inconscientes que constituem ações e reações típicas de resistências ao presente.

São inúmeros os motivos como: resistências inconscientes, dificuldade de sossegar a mente, interpretações da realidade, dificuldade de estar em grupo, necessidade de ter atenção do grupo ou problemas com ela. Enfim, a cabeça e o coração viajam, embora o corpo esteja presente.

Fora todo e qualquer transtorno psicológico, muitos motivos impedem pessoas normais de construir um futuro melhor com resultados maiores e mais significativos, com base na vivência plena de seu momento presente.

Do passado, você só pode extrair lições e mesmo assim, ele o seu passado, influencia seu aqui e agora bem mais do que você imagina. Tudo que você viveu, constituiu suas defesas inconscientes. Sem que você imagine, em sua mente existem inúmeros atalhos que constituem padrões não conscientes de atuação no mundo.

Observando os grupos por cerca de uma década, à luz desse sistema, descrevi os movimentos mais comuns de autossabotagem entre as pessoas em processos de aprendizagem, convívio, e também em grupos de trabalho e de estudos. A descrição desses movimentos, foram validadas com indivíduos identificados com os traços de personalidade descritos pelo eneagrama.

As dicas a seguir são importantes na orientação de como melhor você pode prestar atenção ao seu redor. Por isso, escolha uma delas, a que faça mais sentido para você. E comece a se observar, concentrar sua atenção e esforçar-se para ir desenvolvendo seu autocontrole.

Tente escolher com sua intuição. Faça assim: leia cada uma sem pensar muito, a que lhe estimular a ler até o final, isto é, lhe prender a atenção, provavelmente será a melhor para o seu tipo de funcionamento, que você já sabe, ou pode vir a descobrir.

 TRAÇO UM

As pessoas com a predominância do traço UM do Sistema Eneagrama, tem dificuldade de calar o seu crítico interior, este, configura seu maior autossabotador,  fica a corrigir você e as pessoas a sua volta, o espaço, os comportamentos inadequados, a falta de rigor às boas práticas de convivência social que para esse perfil, são óbvias.

O ressentimento, memórias de coisas que julgue erradas, ficam a arranhar as relações e aos poucos, você tende a se afastar das pessoas. Como resultado as pessoas normalmente consideram que você acredita ser “superior”, “melhor” do que elas, o que você sabe que não é verdade, pois para você é uma questão de esforço agir de forma íntegra, portanto, qualquer pessoa poderia, se quisesse.

Procure manter-se aberto e flexível para as diferentes pessoas que participam com você de qualquer grupo. Veja os diferentes comportamentos como um laboratório que o ajudará a compreender melhor as pessoas e, por isso, ajudá-las mais ainda a entenderem suas exigências e se relacionarem melhor com aquilo que você tem de mais bonito.

Entenda que, nem sempre, elas conseguem ver porque você, muitas vezes, não consegue expressar as intenções do seu coração.

 TRAÇO DOIS

As pessoas com a predominância do traço DOIS do Sistema Eneagrama, normalmente são expansivas e adoram conversar com as pessoas, mas tem dificuldade de se auto-observar, e de só observar as pessoas sem se conectar com elas.

Desconhecer as próprias necessidades (sabe a necessidade alheia, dorme pensando no problema dos outros), expressar sua opinião sincera mesmo que seja diferente do que os outros aprovariam, indignar-se com pessoas muito objetivas, diretas ao ponto e especialmente que tratam mal, com descuido e de forma impessoal aos outros. Configuram questões para compreender e equilibrar.

Procure ser mais contido, introvertido, pregunte-se se realmente sua fala será útil para o grupo ou se você no fundo, quer “chamar a atenção” para si, pois gosta de se envolver e envolver aos outros com seu carisma para assim ter a aprovação e a simpatia dos outros.

O problema normalmente está no exagero das intervenções.

Lembre-se de todas as vezes que se concentrou nos outros e deixou de aproveitar por si mesmo. A vida é o seu momento em primeiro lugar. Você terá tempo para confraternizar e ajudar as pessoas.

Não deixe que sua vontade de ajudar atrapalhe o seu processo de desenvolvimento, dificultando que você atue onde se faz necessário para você crescer. Acredite, as pessoas podem sobreviver sem você. Note se no fundo, não é disso que você tem medo.

Você tem seu valor, independente da ajuda que dá as pessoas. Quem gostar de você de verdade, vai querer que faça mais por si próprio.

Concentre-se no assunto, na técnica, principalmente quando estiver difícil, planeje e pense a sua vida a médio e longo prazos.

 TRAÇO TRÊS

As pessoas com a predominância do traço TRÊS do Sistema Eneagrama tem como principais sabotadores: uma necessidade inconsciente de mostrar seu valor pelas suas conquistas, um apego exagerado a sua imagem o que pode deixar as relações superficiais ou profissionais em excesso. Especialmente a capacidade de identificação daquilo que as pessoas desejam e uma vontade incontrolável de performar e obter a admiração das pessoas que considere.

Por isso, mantenha, na medida do possível, o seu coração em alerta: seus sentimentos, suas percepções mais sensíveis em relação a si e aos outros.

Procure esquecer as atividades que tem quando estiver se relacionando com pessoas, concentrando-se no aqui e agora e não naquilo que você quer lá na frente, em outras palavras, deixe fluir, seja você mesmo.

Preste atenção também para o fato de que a gestão das pessoas requer desenvolvimento humano e foco nos relacionamentos, e não só de resultado e performance. Portanto, procure utilizar a sua sensibilidade e tato com as pessoas, deixe aflorar o seu envolvimento emocional. Você vai se surpreender com o quanto as pessoas vão se aproximar mais de você, apenas sendo mais natural.

 TRAÇO QUATRO

As pessoas com a predominância do traço QUATRO do Sistema Eneagrama, podem entediar-se facilmente quando o foco não está em sentimentos profundos ou assuntos de seu interesse pessoal. Ser reservado demais também pode atrapalhar suas relações com o grupo. Especialmente sentimentos de culpa e críticas para consigo e para com os outros.

Quanto maior a idealização, maior a decepção. Compreenda que no plano das ideias as coisas tendem a ser sempre diferentes do plano real. A sua visão romântica pode ser o maior entrave a viver uma vida plena e feliz.

Esteja presente: viva cada instante sem pensar no seu passado ou no seu futuro. Concentre-se no que há aqui e agora e deixe de buscar aquilo que falta, seja em si, no grupo ou nas pessoas.

Seja mais positivo. Tudo pode ser bom e será quanto mais você estiver com o coração entregue e confiante.

Se costuma ser muito reservado, deixe a vergonha de lado, faça amigos, converse mais. Se costuma ser muito crítico consigo e com os outros, tente sair um pouco dessa postura e passar a perceber o que os outros têm de bom.

Você, certamente, vai encontrar qualidades. Se tem hábito de ser muito hiperativo e tem dificuldade de se concentrar, esforce-se para não perder o foco e, principalmente, aproveite cada minuto para se conhecer melhor e conhecer melhor os outros, aquilo que eles têm de bom.

 TRAÇO CINCO

As pessoas com a predominância do traço CINCO  do Sistema Eneagrama, podem ser distantes, reservadas e excessivamente autossuficientes. O que favorece poucas relações, e mais especificamente para o estritamente necessário do ponto de vista lógico do que relacional.

Abrir a sua mente para aquilo que não é tão lógico, pode dar mais vigor e energia para sua vida. Compartilhar suas ideias, se expressar mais, pode conferir uma visão mais realista para as pessoas, fundamental para o crescimento de um grupo.

Fale mais, interaja o máximo possível, mesmo que comece terminando mais espaços. Procure sentir as pessoas. Procure perceber quão magnífico pode ser vivenciar um processo ao invés de somente estudá-lo.

Exteriorize aquilo que pensa e aquilo que sabe. Coloque para fora sua força e sua sabedoria. As pessoas podem, gostar de você, sem configurar um grande perigo. Lembre-se que sempre poderá colocar limites e contratar novas regras.

 TRAÇO SEIS

As pessoas com a predominância do traço SEIS do Sistema Eneagrama, costumam exagerar na preocupação, ser muito sensíveis aos julgamentos alheios e excessivamente precavidos ou precipitados, sem muito controle sobre esse tipo de ambivalência. Oras se segura demais, oras é espontâneo demais.

Isso tudo, dificulta que consiga sentir-se bem, nos grupos de que faz parte, especialmente nas fases iniciais dos grupos que convive ou relações que começa.

É importante que você perceba o medo, e que deixe-o ir embora, extraia dele a precaução se for realmente necessário, lembre que toda energia concentrada em prevenções desnecessárias, são desperdiçadas.

Seja corajoso consigo mesmo, em outras palavras, ouça o seu coração. Faça aquilo que for de sua sincera vontade, e não se ocupe de ser aprovado, e aceito o tempo todo, para se sentir mais relaxado, menos ansioso.

Confie nas pessoas. Não há o que temer que você não possa resolver. Se você nunca confiar, nunca será surpreendido por coisas boas. A vida não deveria ser vivida só com a cabeça, sinta a vida e deixe a vida mostrar pra você aquilo que é, e aquilo que não é verdadeiramente bom para você.

 TRAÇO SETE

As pessoas com a predominância do traço SETE do Sistema Eneagrama, tem uma mente muito ágil que voa e faz mil associações por minuto, podem ser muito curiosas com tudo e não conseguirem parar quietas.

Contam muitas histórias e adoram distrair o grupo. Quando em excesso podem atrapalhar e parecer inadequadas para as pessoas.

Avalie se ficar mais compenetrado poderá ajudá-lo a se aprofundar e aprender mais. Avalie se sua pergunta é realmente necessária ou se vai atrapalhar o grupo.

Acredite que você pode se concentrar se assim quiser de verdade. Você aprende rápido, mas se desconecta facilmente, o que prejudica o seu aprofundamento nas coisas e consequentemente sua consistência.

 TRAÇO OITO

As pessoas com a predominância do traço OITO do Sistema Eneagrama. Podem ser excessivamente controladoras, exigentes e impacientes. Dificilmente conseguem se segurar quando não concordam com algo. Em geral o problema não começa por discordar, mas pelo “exagero” da sua expressão.

Fazer sol de meio dia sempre, esgota as relações e especialmente, podem ofuscar a sua real necessidade de vínculos mais sutis no campo dos sentimentos mais doces, vulneráveis. No fundo, você sabe que tem um coração de ouro.

Esqueça por um momento que precisa estar preparado para se defender. Esqueça por um momento que precisa ser tão intenso e desafiador. Esqueça, só mais um pouco, que a força é tudo.

Ficou mais leve? Ficou chato? Reflita… Esteja com seu lindo coração pulsando. Esteja mais livre e mais inocente, menos julgador.

Esteja mais protetor que opressor. Mas, principalmente, esteja mais flexível. Tudo pode e será bom. Confie. As pessoas vão entendê-lo se mostrar-se sem tantas defesas.

 TRAÇO NOVE

As pessoas com a predominância do traço NOVE do Sistema Eneagrama, tendem a não dizer o que pensam diretamente, podem ter dificuldades em priorizar o mais importante, e podem ser neutras em excesso. O que desgasta muito da sua energia no mental, pensando para evitar conflitos.

Essa energia faz falta para estar mais presente no mundo. Ocupando o seu espaço ao invés de manter somente a harmonia para os outros em volta. Lembre-se que você faz parte do todo e que sua opinião deveria ser importante pelo menos para você.

Não aja como se não valesse a pena. Se expresse e deixe as coisas acontecerem. Apenas faça a sua parte.

Esteja presente. Não adianta seu físico estar se sua mente não estiver. Observe a si mesmo e as pessoas. Procure manter-se alerta físico e emocionalmente.

Se costuma ser o último, tente ser o primeiro, se costuma concordar com tudo, tente entrar em contato com sua real opinião e manifestá-la. Lembre-se: tudo tem que ser bom para você também, e não somente para as outras pessoas.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
200
wpDiscuz
X