blog

Descubra a relação do cérebro, do espelho e da arte de influenciar!

18 de agosto de 2015


Olá comunidade Potentiallis, novamente em nosso espaço do empreendedorismo vamos falar de um ponto da Neurociência, que aplica-se totalmente a gestão de negócios.

O cérebro humano é uma máquina incrível e incrivelmente desconhecida. Vontade, afeto, desejo e instinto se misturam em proporções as mais variadas.

É por isso que o cérebro nos intriga cada vez mais. Quanto mais sabemos sobre ele, mais queremos saber e menos nos sentimos satisfeitos com as explicações antigas dos fenômenos mentais.

Aplicada à busca de melhor qualidade de vida, a Neurociência revela um arsenal poderoso. Seja no ambiente empresarial, na família ou no silêncio de uma noite de insônia, o melhor conhecimento de nosso cérebro pode ser extremamente útil principalmente na arte de influenciar positivamente as pessoas.

Quando aplicada à administração de empresas e negócios, a Neurociência pode ser chamada de Neurobusiness, Neuroadministração ou Neurogestão. Essa área se define, de forma genérica, como a aplicação dos conhecimentos originados na Neurociência à Gestão Empresarial.

O objetivo dessa aplicação é a melhoria efetiva da performance das empresas a partir de melhorias em seu processo decisório, critérios de alocação de pessoal, motivação de equipes, liderança e estratégia, dentre outras.

Hoje venho novamente falar sobre Liderança e a Influência pelo Exemplo. E ainda vou acrescentar o tal do espelho nesse tema: Sim o espelho!

Epa espere um pouco? Você pode estar pensando sim Gama disso entendo, sei que o exemplo influencia, e educa, tenho filhos e/ou cresci ouvindo isto, então qual a grande novidade em falar sobre isto?

Você sabia que a Neurociência descobriu o neurônio responsável pelo aprendizado a partir do exemplo? E o espelho ainda entra nessa?

Através de pesquisas feitas pelo cientista Italiano Rizzolatti (2005) e seus colaboradores, envolvendo macacos Rhesus, na década de 1990, chegou-se a descoberta dos neurônios espelhos.

O neurônio espelho é um neurônio que dispara tanto quando um animal realiza um determinado ato, como quando observa outro. O neurônio imita o comportamento de outro animal como se estivesse ele próprio a realizar.

Alguns cientistas consideram este tipo de células uma das descobertas mais importantes da Neurociência da última década, acreditando que estes possam ser de importância crucial na imitação e aquisição da linguagem.

Ou seja através do NEURÔNIO ESPELHO nós MIMETIZAMOS nosso APRENDIZADO, e COPIAMOS aquele comportamento ou ação, incorporando as nossas ações.

Os coachs e a PNL chamam de Rapport a sintonia com o próximo. Porque quando gostamos de alguém e admiramos NOS VEMOS ADOTANDO as FRASES, TREJEITOS e as vezes até mesmo o SOTAQUE DA REGIÃO.

O Neurônio Espelho é um dos objetivos do Neuromarketing. Você começa a entender porque VER IMAGENS DE PESSOAS CONSUMINDO o PRODUTO OBJETO DA VENDA, ESTIMULA A VONTADE de COMPRÁ-LO?

Você ESTÁ ENTENDENDO O POTENCIAL DISTO? Vamos para o campo da Liderança e das atitudes.

Esqueça os livros sobre classificações (líder servidor, inovador, processador, protetor etc, ou ainda números, liderança 1 a 9) de Liderança, é bem mais fácil que parece.

Simples assim: Sua atitude influência pois as pessoas tendem a copiar e replicar sua conduta. O Mindset (mentalidade) de um líder é contagioso, seja para o bem ou para o mal.

Imagine você aquele líder que dá exemplo, reclama pouco e faz muitas ações, é pró-ativo, aos poucos as pessoas em seu redor, serão mais produtivas, se queixarão menos e farão bem mais.

Imagine agora aquela pessoa autoritária, de pouco acesso, que nunca esta na empresa, que protela, reclama e critica, a atitude dele gera o mesmo estímulo, já já o ambiente será de reclamações, fofoca e improdutividade.

Lembre-se o Mindset é contagioso. Atitudes ativam o Neurônio Espelho e são replicadas, sejam elas boas ou ruins.

Sabe algo irônico? Muitos Líderes pagam empresas caras para fazerem treinamentos motivacionais com suas equipes, e mal sabem que eles são a grande causa do problema.

Quer aprender a tirar mais do seu Neurônio Espelho e Espelhar atitudes de Liderança?

Vou te ensinar mais a frente!

Um abraço

Professor Gama

Advogado e Empresário. Mestrando em Business Administration in Neuromarketing na Florida Christian University/Orlando

Instagram Professor Gama Oficial
Twitter @GamaProfessor
Periscope @GamaProfessor

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
200
wpDiscuz
X